Carrossel Entrevistas Matérias Nacional Notícia

O Novo Mirabilandia – Entrevista Exclusiva

O Mirabilandia, localizado na cidade de Olinda no estado de Pernambuco, é um parque de diversões que está em operação desde 2002, sobre a responsabilidade do Grupo Peixoto.

Ao longo dos anos, o parque se tornou o maior da região nordeste e um dos maiores do Brasil, com destaque para atrações de grande porte como a montanha-russa Super Tornado, o Thunder, a maior Roda Gigante itinerante do Brasil e o famoso evento Hora do Terror, entre outros grandes destaques que o parque criou.

Entretanto, o parque fica localizado em um terreno que pertence ao governo, que tem outros planos para o local. Devido a isso o Mirabilandia iniciou a construção de um novo parque em Paulista, cidade vizinha onde foi adquirido um terreno próprio.

Nesse novo local, o parque pretende expandir e melhorar seu quadro de atrações, com brinquedos inéditos que farão o empreendimento ter grande destaque no País.

Realizamos uma entrevista exclusiva com o parque, para sabermos mais sobre o novo empreendimento:

Hapfun:

O novo Mirabilandia será quantas vezes maior que o parque atual?

Mirabilandia:

O terreno total será cerca de 25 vezes maior que o Mirabilandia instalado em Olinda – PE.

Hapfun:

Quais atrações atuais permanecerão no novo parque? Elas terão algum tipo de modificação após a instalação no novo empreendimento?

Mirabilandia:

Todas as atrações atuais permanecerão no novo parque, devendo ter uma padronização de grades e cabines de operação.

Hapfun:

Quantas atrações inéditas teremos no novo parque?

Mirabilandia: 

Até o momento serão duas novas montanhas-russas inéditas, o chapéu mexicano (que será batizado de Frevo) e o Waimea, atração aquática. Além de atrações como tirolesa, trilhas, mirantes de observação e espaço para crianças pequenas.

Hapfun:

A Giant Inverted Boomerang será a mais alta montanha-russa do Brasil quando inaugurada, ela já estará em operação na inauguração do parque?

Mirabilandia: 

Ela será inaugurada juntamente com o Waimea na segunda etapa de construção, prevista para ser concluída dois anos após a abertura do parque.

Hapfun:

Quais os desafios com o novo parque sendo em um novo local?

Mirabilandia:

O Mirabilandia, com o seu novo projeto, vai ter um amplo potencial turístico, vai criar uma estrutura que atenda às expectativas dos turistas, bem como reforçar o setor comercial, tendo parceria com agências e operadoras de turismo, elaborar pacotes e traslados. Assim para garantir um fluxo de pessoas que seja pelo menos o dobro da média atual. Inclusive trabalhar para ampliar os dias de funcionamento do parque.

Hapfun:

Em qual situação estão as obras do novo parque e qual a previsão de inauguração?

Mirabilandia:

Em breve serão iniciadas as obras de construção do setor administrativo, após o início, estima-se que no prazo de dois anos o novo parque será inaugurado.

Hapfun:

Qual o valor que será investido no novo parque?

Mirabilandia:

Considerando o investimento no terreno, na aquisição e remodelação de brinquedos, além da construção, estima-se um investimento na ordem de R$ 50 milhões até o parque ficar pronto em três etapas.

Hapfun: O governo de Pernambuco e da cidade onde o Mirabilandia está sendo instalado, apoiam o parque e auxiliarão nessa nova fase?

Mirabilandia: Ambos estão empenhados, em especial a prefeitura do município do Paulista, que vem atraindo novos investimentos em todos os setores da economia.

Hapfun: Visto que o novo parque estará um pouco mais distante do centro de Olinda e Recife, além do acesso via rodovia, teremos algum tipo de transporte como ônibus que levarão até o parque?

Mirabilândia: O parque estará situado na Região Metropolitana do Recife, muito próximo de vários bairros da Zona Norte do Recife e de toda a cidade do Paulista, às margens da BR-101 Norte, com dois terminais integrados de passageiros em Paulista e no Recife. E também serão trabalhados os traslados oriundos dos hotéis de Recife, Paulista, Olinda e Porto de Galinhas. Além de excursões em parceria com escolas.

Hapfun:   Uma grande preocupação da atualidade é a sustentabilidade e o equilíbrio entre empresa e meio ambiente, o que o novo Mirabilandia fará em relação a esse assunto?

Mirabilandia: A gestão do Mirabilandia Parque tem elevado compromisso com a proteção e a recuperação do remanescente florestal onde irá se instalar. A área terá 100 hectares transformados em Unidade e Conservação (UC), recuperação da mata que envolve o novo Mirabilandia e, diante da postura responsável e comprometida com o meio ambiente, terá implantado um sistema de processos de gestão ambiental no empreendimento. Este sistema, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), será fundamentado pela Norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e pela Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), desenvolvida pelo United States Green Building Council (USGBC).

O SGA é um importante instrumento para otimização do uso de recursos naturais,prevenção de perdas, redução de poluição e ações de educação ambiental. Nele está a Política Ambiental do parque e estratégias de sustentabilidade como: eficiência energética das instalações, uso racional de água, redução da geração de resíduos, uso de materiais reciclados na construção do empreendimento, redução dos impactos durante as atividades de construção e operação, proteção da fauna e flora local, entre outros.

O programa de educação ambiental é robusto, com foco na sensibilização junto à sociedade (comunidade, poder público, sociedade e instituições acadêmicas) e estabelecimento de parcerias para o fortalecimento das ações sustentáveis. O empreendimento estará abraçando a floresta assim como sua instalação é no centro de um “abraço” da floresta, que envolve o Parque, se tornando a própria floresta um referencial do empreendimento. A manutenção e conservação da vegetação são consideradas de interesse não somente ambiental, mas também comercial voltada para a valorização paisagística.

Acreditando que a consciência ambiental desempenha um papel definitivo na construção da cidadania, o novo parque vai contar com áreas temáticas próprias da Mata Atlântica, atrações como arvorismo, parede de escalada, tirolesa e muito contato direto com a natureza. Esses elementos formam o conceito de ecoparque que será implantado.

Hapfun: Com o novo parque poderemos esperar novos shows e apresentações diárias?

Mirabilandia: Sim, o projeto prevê a construção de um anfiteatro para a apresentações diárias com espetáculos familiares. Haverá a construção de um teatro climatizado onde espetáculos de maior porte serão realizados.

Hapfun: O novo empreendimento será um parque do estilo atual ou podemos esperar um parque mais temático?

Mirabilandia: Será um parque temático, homenageando a cultura local e o ecossistema da região.

Hapfun: Qual será a capacidade de atendimento do novo parque?

Mirabilandia: O novo parque receberá, confortavelmente, mais de 10 mil pessoas por dia.

Hapfun: A Hora do Terror é um dos eventos de terror mais famosos do Nordeste e do Brasil, o que podemos esperar da Hora do Terror do novo parque? Teremos um novo formato?

Mirabilandia: Sim, o parque terá uma área temática de terror durante o ano inteiro e durante o evento Hora do Terror essa área ficará ainda mais assustadora, atraindo mais público.

Hapfun: Qual o público alvo do novo parque? Ele será mais voltado para a família ou para os jovens?

Mirabilandia: Será um parque para toda a família, contemplando crianças de meses até os adultos mais corajosos. Pretendemos aumentar o fluxo de turistas no parque e nos períodos de sazonalidade, criar mecanismos para atrair o público local e de escolas da região.

Hapfun: Para encerrar, o que os fãs do atual Mirabilandia podem esperar do novo parque?

Mirabilandia: Podem esperar um novo conceito de parque, diferente de tudo que eles já viram. Será um novo parque, com uma dose de nostalgia do parque atual, modernidade de estrutura, contato com a natureza e uma experiência mágica que vai transportá-los a uma nova terra, a terra das maravilhas.

Com essa entrevista podemos esperar um Mirabilandia maior, melhor e com atrações comparadas a parques de destaque no mundo todo. Ficou curioso para saber mais sobre as novas atrações? Vamos lista-las abaixo:

1- Monte Makaya:

Operou no Terra Encantada no Rio de Janeiro desde a sua abertura, no percurso são 8 vezes de ponta cabeça, 37 metros de altura, 800 metros de extensão, 80 km/h e é fabricada pela Intamin. Ela já se encontra no terreno do novo parque, apenas aguardando a montagem, como citado anteriormente, ela já será inaugurada juntamente a abertura do novo Mirabilandia.

Lembrando que o nome Monte Makaya não será utilizado, isso é apenas uma referência ao seu antigo nome quando operava no Terra Encantada.

2- Deja Vu / GIB

Giant Iverted Boomerang (GIB), será a montanha-russa mais alta do Brasil, com 58,4 metros de altura, 3 vezes de ponta cabeça, 105,6 km/h e uma duração de 1m:32s. Ela é fabricada pela famosa Vekoma e é do modelo invertido.

Essa montanha-russa foi comprada diretamente do Six Flags Over Georgia, nos Estados Unidos e veio diretamente ao Brasil. Seu nome era Deja-Vu, pois como a atração vai e volta de costas, faz alusão ao conceito do mesmo. Ela será aberta no novo Mirabilandia na segunda fase do parque, ou seja, dois anos após a inauguração.

Vale citar que ela já foi batizada pelo parque como Sky Mountain, quando chegou ao Brasil em 2009, mas não sabemos se o nome será mantido para o novo parque ou terá um novo nome.

3- Waimea

Quando o Playcenter fechou em 2012 o Mirabilandia aproveitou e conseguiu comprar uma das maiores atrações do parque, o famoso “Waimea”, um super splash fabricado pela Intamin.

4- Frevo 

Com nome já oficial, o Frevo será um equipamento do tipo Chapéu Mexicano, encontrado nos parques de diversões ao redor do mundo, inclusive no Hopi Hari e no Playcenter.

Essas serão algumas atrações que estarão no novo parque e não existiam no atual, porém todas as atuais serão mantidas, apenas terão uma nova cara para se adequarem a nova realidade que o Mirabilandia terá.

No último mês de Abril, o site Screamscape acabou divulgando projetos que podem ser do novo Mirabilandia, mas o parque não confirmou se são verídicas ou não. Mas confirma as atrações citadas pelo parque durante a entrevista.

Nós visitamos o terreno do novo parque em 2014 e fizemos uma matéria bem especial falando sobre o novo local e você pode conferir clicando aqui. 

Comentários

comentários