Destaque Nacional Notícia

O Estilingue Humano não saiu do BRASIL, mas onde ele está?

Estilingue Humano, uma atração radical, que já passou pelo Brasil em 2013 e depois simplesmente sumiu do mapa, mas pra onde ele foi?

Para quem não conhece, o Estilingue Humano é uma atração relativamente famosa ao redor do mundo, existem alguns nos Estados Unidos, principalmente em Orlando, nos parques da rede Cedar Fair como Canada`s Wonderland, alguns na Europa e Japão.

Mas a grande maioria deles sempre opera fora de um parque, ou seja, como atração de algum local momentânea ou fixa, sua altura varia de modelo pra modelo, mas a radicalidade não, pois o seu funcionamento é o mesmo em todos eles. O seu nome técnico é slingshot, na tradução é estilingue, e como ele funciona?

O equipamento é formado por duas torres que ficam em lados opostos, na ponta de cada um existe um rolamento e na base das torres motores de cada lado, no centro a gondola com os assentos onde os visitantes vão, podendo ser uma cadeira com duas ou três pessoas.

Nessa cadeira em ambos os lados é conectado um elástico que vai até essas torres e seus motores, assim a gondola fica fixa no chão em um mecanismo que segura a mesma, enquanto os motores vão puxando esses elásticos enormes e assim ficando tensionados.

Em seguida o mecanismo abre e solta a gondola em alta velocidade, a uma grande altura e ainda pode virar várias vezes de ponta cabeça, de acordo com o peso dos visitantes ele pode virar mais ou menos vezes, isso é algo aleatório e não controlado por algum motor.

Atualmente o maior slingshot do mundo fica nos Estados Unidos no Magical Midway em Orlando, ele atinge 120 metros de altura e uma velocidade de 160 km/h.

Próximo dali, no Icon Park onde existe a roda gigante Orlando Eye, foi anunciado a maior torre de queda livre do mundo e o maior sling shot do mundo, ambos já em construção. O novo slingshot recordista terá 137 metros de altura e atingirá também 160 km/h, a mesma velocidade do anterior mas 18 metros mais alto, ainda não tem previsão de inauguração, mas deve ser em algum momento desse ano.

Agora que vocês já entenderam o que é um slingshot, vamos falar da versão Brasileira, ela se chamava G Max e duas unidades operavam em nosso país, a primeira delas fixa no Guarujá na Praia da Enseada no Guarujá e o outro era móvel, viajava pelo país.

Primeiramente conhecemos ele no Guarujá e em seguida a outra versão no Shopping Tamboré em Barueri próximo a São Paulo, ambos tinham a mesma altura e velocidade, eram 50 metros de altura e atingiam 130 km/h em apenas 2 segundos, 3 pessoas podiam curtir a atração ao mesmo tempo.

O equipamento operou durante alguns meses no shopping Tamboré e foi sendo levado para outras cidades, mas infelizmente ambos foram desativados, após cerca de 4 anos em operação. Um deles acabou sendo enviado para Singapura e o outro não sabíamos o destino, acreditávamos que teria sido o mesmo, mas pelo visto ele nem tinha saído do Brasil durante todo esse tempo.

Ele foi armazenado no interior do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Carmo em uma fazenda que os donos possuem.

Um de nossos seguidores nos enviou as fotos e trouxe algumas informações, aparentemente está a venda e simplesmente aguardando um outro destino. Lembrando que ele está parado fazem alguns anos, mas isso não atrapalharia em nada uma possível reativação e operação.

Nas fotos que nosso seguidor nos trouxe dá pra ver tudo, os suportes, a plataforma de lançamento, a gondola, tudo ali só aguardando uma manutenção, reforma e pronto, operação.

Nós estamos tentando maiores informações para saber se realmente está a venda, pois uma atração dessas rodando aqui em nosso país novamente seria incrível, ainda mais com a qualidade que esse equipamento tem, já conhecemos e é muito bom.

Então fiquem ligados aqui em nosso site e redes sociais, pois traremos mais novidades assim que conseguirmos, também comentamos sobre essa grande notícia em nosso canal no youtube:

Abaixo vocês podem conferir as fotos da atração desmontada na cidade do Carmo no Rio de Janeiro:

Comentários

comentários