Destaque Nacional Notícia

Sindepat é homenageado no Senado Federal

Durante três horas, os parques e as atrações turísticas do Brasil ocuparam a Plenária do Senado Federal, na homenagem recebida pelos 20 anos do Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas.

A Sessão Solene mostrou que um dos principais objetivos do Sindepat quando foi criado, há duas décadas, vem sendo alcançado: conscientizar os Poderes Legislativo e Executivo para a capacidade econômica e social dos parques e atrações no desenvolvimento do Brasil.

Ao iniciar a sessão, o senador Eduardo Girão destacou que os investimentos no setor alcançam 7 bilhões de reais. “O Brasil deveria estar no topo do mundo, e vamos chegar lá. Já são mais de 89 milhões de visitantes anuais e esse número deve crescer 18% ainda neste ano”, completou.

Murilo Pascoal, presidente do Conselho do Sindepat, falou das ações sociais promovidas, como o Dia Nacional da Alegria (DNA), que já beneficiou mais de meio milhão de crianças em condição de vulnerabilidade social em 14 edições. Ele também destacou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), que tem como premissa promover a inclusão nos parques e atrações de todo o Brasil.

A reforma tributária, que o Senado deve analisar nos próximos meses, foi mencionada pelos representantes dos parques.

“A simplificação da tributação brasileira é uma necessidade imperiosa para todos os setores. O regime brasileiro é excessivamente complexo e gera dúvidas até no bom pagador. Isso afasta investimentos e encarece toda e qualquer operação”, disse Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat. “Países que incentivam o turismo apresentam seus resultados e têm nessa indústria um relevante pilar de suas economias”, destacou.

O primeiro presidente do Sindepat, Marcelo Gutglas, fundador do Grupo Playcenter, destacou a história de 50 anos do grupo e a dificuldade em concretizar as primeiras operações do setor.

Alain Baldacci, presidente de honra do Sindepat e CEO do Wet’n Wild, comentou: “Sem o Sindepat, não teríamos sobrevivido à pandemia, quando ficamos 18 meses fechados. Temos aqui empresários de todo o país que lutam pela mesma causa, por um caminho que possibilite o desenvolvimento de nosso segmento.”

Responsável pela transformação de Penha, em Santa Catarina, em um destino turístico, o Beto Carrero World foi representado por seu diretor administrativo financeiro, Edilson Doubrawa. “Hoje recebemos mais de 2,5 milhões de visitantes em Penha, um lugar que ninguém conhecia. Temos parceiros internacionais, como a Hasbro, e vamos inaugurar, em outubro, uma nova área. Geramos dois mil empregos diretos e transformamos a economia e a vida na região”, contou.

O senador Izalci Lucas pediu a palavra para testemunhar sobre a importância do segmento e defender uma política de Estado para o Turismo: “O Brasil tem um potencial imenso no turismo, que não aproveita. Como ex-presidente e hoje membro da Comissão Parlamentar de Turismo, quero me colocar à disposição de vocês para que façamos uma Reforma Tributária, uma simplificação que possa, de fato, resultar em mais investimentos no Brasil”, disse.

Créditos: Sindepat

Comentários

comentários