Destaque Matérias Notícia Você Sabia

#VocêSabia? Porque a Universal fechou a Dragon Challenge?

A Dragon Challenge começou a sua história no Islands of Adventure na Universal em Maio de 1999, ela era uma atração que abriu juntamente com a inauguração do segundo parque da Universal de Orlando.  Entretanto, se engana quem pensa que esse foi sempre o nome dela, inicialmente seu nome era Dueling Dragons, que tinha a mesma ideia de uma batalha de dragões, representados pelas duas montanhas-russas, mas sem ter relação nenhuma com o tema de Harry Potter, na época a área temática era chama de The Lost Continent.

O lado vermelho da Dueling Dragons era chamado de Fire Dragon, representando o fogo, já o lado azul era o Ice Dragon, representando o gelo. Na época era a única montanha-russa invertida do mundo que duelava. E assim ela operou, sendo um enorme sucesso no Island até final de 2009, quando ela foi fechada para passar pela reforma, mudança temática e assim se tornar uma atração da nova área do Harry Potter.

A partir do meio de 2010, o Lost Continent passou a ser uma área do Harry Potter e a Dueling Dragons passou a se chamar Dragon Challenge, que é lembrada até hoje, dessa maneira o lado vermelho passou a se chamar Chinese Fireball e o lado azul de Hungarian Horntail. Infelizmente durante o verão de 2011 aconteceram dois incidentes nas montanhas-russa, devido as duas duelarem durante várias partes do trajeto, um objeto saiu de um lado acertando um visitante no outro trem.

A situação ficou mais séria, quando um segundo acidente aconteceu nas mesmas condições do primeiro, naquele mesmo dia a Universal anunciou que não iria operar as duas montanhas-russas em forma de duelo até que as investigações fossem finalizadas. Algum tempo depois, o parque confirmou que só iria realizar a operação das atrações de maneira separada. O motivo nunca foi divulgado, mas podemos imaginar que obviamente era para evitar que esse tipo de coisa se repetisse.

Chegamos ao fatídico ano de 2017, mês de Julho, quando a Universal anunciou que a Dragon Challenge seria fechada em setembro do mesmo ano, para ser substituída por uma nova montanha-russa do Harry Potter. Inclusive a atração já está em construção, a Universal não citou qual será o tema da novidade, mas rumores fortes indicam que será uma montanha-russa do modelo Motor Bike Coaster, com o Hagrid e que se passará na floresta proibida. A previsão é que seja aberta no verão de 2019.

Temática:

Em sua primeira versão, a Dueling Dragons possuía dois dragões gigantescos logo na entrada, era realmente muito mais épica do que a versão implementada quando se tornou Harry Potter. Toda a história da atração era baseada no duelo de dois dragões, que destruíram um castelo, onde era a fila da montanha-russa. Os visitantes passavam por essa fila, que simulava toda a destruição do local, ao chegar próximo da estação os visitantes escolhiam qual lado se divertir: Lado do gelo ou o lado do fogo.

Quando a montanha-russa se tornou Harry Potter, em 2010, a história foi totalmente modificada, como sua temática e obviamente seu nome como citamos anteriormente. Chamada de Dragon Challenge, ela simulava uma batalha do torneio tribruxo, mostrada no quarto filme da série.

Toda a fila demonstra os elementos desse torneio, passando pela tenda dos campeões, uma sala com os troféus e a taça dos campeões daquele torneio, além de também encontrarem o cálice de fogo. Logo após escolher qual lado curtir, os visitantes se deparavam com uma projeção no alto, simulando que o dragão estaria no teto do castelo, andando e esperando a batalha ser iniciada. Vale citar que até os trens eram tematizados, possuíam bocas e formas de dragão bem próximas aos trilhos, onde geralmente as montanhas-russas da B&M passam por alguma customização.

Tecnologia:

A Dragon Challenge foi fabricada pela B&M, do modelo invertido com duelo, essa era uma das características mais legais da atração, pois os dois trens se encontravam até três vezes durante o trajeto. Apesar de terem layouts totalmente diferentes, as duas montanhas-russas possuem características muito parecidas, ambas possuíam 975.4 metros de extensão, 38.1 metros de altura, 5 vezes de ponta cabeça e 2m25s de duração. As únicas diferenças estão em suas quedas, o lado vermelho possuía uma queda maior, de 35.10 metros, já o lado azul tinha uma queda de 29 metros.

Devido a diferença das quedas, o lado vermelho era mais rápido, com 96.6 km/h e o lado azul de 88.5 km/h, os encontros das duas atrações, aconteciam quando o trem vermelho fazia um airtime e logo abaixo o trem azul fazia um Zero G Roll. O segundo momento era nos loopings, que ficavam basicamente frente a frente, dando a impressão que iriam se chocar a qualquer momento. E o último encontro eram nos corkscrews, que eram entrelaçados.

Cada lado operava com dois trens simultaneamente, cada trem com capacidade de 32 pessoas, totalizando 4 trens rodando ao mesmo tempo em ambos os lados. Quando a Dragon Challenge ainda duelava, para fazer a sincronia dar certo, os trens eram pesados quando o embarque era finalizado, assim o sistema da montanha-russa sabia qual dos dois estava com mais peso. Se o lado vermelho pesasse mais que o lado azul, o vermelho seria mandado antes do azul, assim garantindo a sincronia perfeita.

Motivo do Fechamento:

Os parques raramente se pronunciam sobre o motivo da retirada de uma atração, com a Universal não é diferente, mas geralmente é para disponibilizar terreno para a construção de uma nova experiência.  Esse sem dúvidas deve ter sido um dos motivos principais do fechamento da Dragon Challenge, no ano de seu encerramento, a montanha-russa já estava operando há 18 anos e a sua popularidade não era tão grande quanto outras atrações do parque. Portanto as filas eram rápidas, raramente se perdia mais de 40 minutos, enquanto outras atrações do Harry Potter você poderia ficar 2h ou mais.

A mudança se mostrou necessária com a substituição da montanha-russa, colocando outra que tenha um apelo muito maior e que atenda o público da área, que em sua maioria é familiar. Outro motivo que deve ter levado a Universal a optar pela retirada, é devido a não ser possível ter as duas montanhas-russas duelando, devido aos incidentes que aconteceram. Isso ia contra a ideia original da atração, que nunca mais poderia ser realizada, perdendo toda a ideia da temática que eram dois dragões batalhando.

Após o mês de setembro do ano passado, vimos a Dragon Challenge ser destruída, alguns rumores indicavam que ela seria enviada para outro parque da Universal ou vendida, mas todos os rumores morreram quando saíram as fotos dos trilhos sendo destruídos. Hoje a Dragon Challenge é apenas uma bela memória na mente dos visitantes que puderam passar por ela.

Na semana passada falamos sobre a Super Tornado do Mirabilandia de Olinda em Pernambuco, para conferir, é só clicar aqui. Esperamos que vocês tenham gostado desse novo #VocêSabia, aguardamos a sua inscrição lá em nosso canal :D.

 

Comentários

comentários