Destaque Matérias Você Sabia

#VocêSabia? Conheça a trajetória da Super Tornado do Mirabilandia

 

A Super Tornado começou a sua trajetória no Rio de Janeiro em 1983, no extinto Tivoli Park. Na época era chamada de Montanha Espacial e considerada uma das maiores montanhas-russas do Brasil. Vale citar que o Tivoli comprou essa montanha-russa zerada de fabrica,  sendo ali o primeiro local em que ela começou a sua operação.

Ela operou no Tivoli durante 12 anos e fez muito sucesso entre todos os visitantes, afinal era um montanha-russa de grande porte. Ela foi fechada em 1995, pois o Tivoli Park encerrou as suas operações naquele mesmo ano.  Antes de continuarmos, para quem não sabe, o Tivoli Park operou na cidade do Rio de Janeiro, as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, de 1973 até 1995. Era um parque extremamente famoso e que fez a alegria de muitos cariocas, em breve faremos um Você Sabia apenas sobre esse parque.

Após o fechamento, a Montanha Espacial foi desmontada e transferida para o Luna Park, que ficava em Nova Iguaçu, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. O Luna Park também pertencia ao mesmo dono do Tivoli.

Entretanto ela nunca chegou a operar no Luna Park pois era um parque voltado para crianças e infelizmente não foi possível montar a Montanha Espacial, pois ocuparia mais da metade de todo o terreno do Luna. No caso ela foi guardada em um terreno na frente do Luna Park e lá ficou durante 11 anos, exposta as ações do tempo pois não existia nenhum tipo de galpão para proteger o equipamento. Isso foi deixando a montanha-russa cada vez mais deteriorada, mais difícil para alguém fazer uma reforma e retomar a operação.

Mas em 2006, Lucas Ferraz, presidente do CBMR na época, colocou o Mirabilandia em contato com o Luna Park e a Vekoma para que conseguissem fechar negócio para adquirir a Montanha Espacial, realizar uma reforma intensa e inaugura-la no Mirabilandia como uma nova atração. Após algum tempo de negociação, a compra foi fechada e o Mirabilandia levou a Montanha Espacial até Olinda.

Vale citar que a Vekoma havia dado a atração como sucata, que seria impossível de reforma-la devido a situação em que todas as peças se encontravam, entretanto o Mirabilandia contém uma equipe fantástica que conseguiu realizar a reforma de toda a atração, impressionando a própria Vekoma, que autorizou a operação da montanha-russa. Somente seu trem que foi reformado por um parceiro do Mirabilandia da Itália.

Após tudo estar pronto, ela foi construída e inaugurada no Mirabilandia em Dezembro de 2008, com o nome de Super Tornado, até hoje ela continua sendo a principal montanha-russa do parque Nordestino e também já é uma atração confirmada para o novo Mirabilandia que será construído em Paulista próximo a Olinda no estado de Pernambuco.

Vale citar que a Super Tornado foi inaugurada alguns dias antes da Fire Whip do Beto Carrero World. Naquele ano o Brasil via duas grandes montanhas-russas entrando em operação.

Informações Técnicas:

A Super Tornado é fabricada pela Holandesa Vekoma, do modelo Whirlwind. No total existem 15 modelos espalhados ao redor do mundo e a nossa foi a quinta versão a entrar em operação. Todas elas são exatamente idênticas, possuindo as mesmas características de altura, velocidade e quantidade de trens.

A Super Tornado possui 19.5 metros de altura, 350 metros de extensão, atinge uma velocidade máxima de 60 km/h e contém duas inversões (Vezes de Ponta Cabeça), sendo através de dois corkscrew.

Ela opera com um único trem, com capacidade de levar 28 pessoas simultaneamente. Por hora ela é capaz de atender 1350 pessoas.

Isso não significa que a fila da atração é maior do que o normal, pois como ela não é uma montanha-russa extensa, um trem consegue dar conta do recado. Desde a sua inauguração as suas cores permanecem inalteradas, tendo seus trilhos na cor amarela e seus suportes na cor laranja.

Uma grande curiosidade que poucas pessoas sabem, apesar de ser uma montanha-russa grande, a Super Tornado é uma montanha-russa Itinerante, ela não possuí fundações, ou seja, para desmontar e monta-la em outro local é muito mais fácil que vários outros equipamentos espalhados pelo mundo. E sim, ela poderia fazer parte do catálogo de algum parque itinerante ao redor do Brasil.

Esperamos que você tenha gostado de nosso novo #VocêSabia, na última semana falamos sobre a famosa Rock’n Roller Coaster da Disney, para conferir é só clicar aqui.

Comentários

comentários