Destaque Matérias Você Sabia

#VocêSabia? Jurassic Park e as 4 áreas temáticas ao redor do mundo

Chegamos a um dos vídeos mais esperados do nosso #VoceSabia, onde falamos sobre todas as áreas temáticas do Jurassic Park nos parques da Universal ao redor do mundo. O último tema escolhido por vocês no vídeo foi sobre a Looping Star.

Se engana quem pensa que o Jurassic Park The Ride foi inspirado totalmente no primeiro filme lançado em 1993, na realidade o projeto dessa atração vem de antes do lançamento do filme.  

Em 1990, o autor  Michael Crichton lançou o livro de sucesso mundial Jurassic Park e foi à partir daí que surgiu a inspiração para criar uma atração na Universal de Hollywood. Em seguida, o filme começou a ser produzido e foi lançado em 1993. Obviamente foi um sucesso estrondoso, sendo o filme com a maior bilheteria já registrado na época.

A grande questão para a atração era decidir sobre qual sequência ele faria referência. A ideia inicial era que a atração fossem dos famosos jipes vistos no filme, entretanto ela foi eliminada pois seria impossível fazer um T-Rex correr atrás dos jipes em uma alta velocidade. Portanto a sequência dos botes por meio de um rio foi criada de um mesmo trecho do livro, onde citava a existência dessa atração no Jurassic Park que não é mostrada nos filmes.  

Para fazer a experiência ficar fiel à vista dos filmes, todos os animatrônicos, sons e músicas foram retiradas no filme. Então o Jurassic Park The Ride é uma mistura do livro e do primeiro filme, bem legal né?  

No total o planejamento, pesquisa e obras para o Jurassic Park The Ride duraram 6 anos, visto que foram iniciadas em 1990 após o lançamento do livro, mas sendo aberto ao público apenas em 1996. Ele foi considerado durante anos a atração mais cara já construída em um parque temático, com um valor de 110 milhões de dólares.   

Na área temática da Universal de Hollywood existem lojas com diversos produtos vistos no filme. Para acessar as atrações, o visitante tem de passar pelo grande portão do Jurassic Park, em seguida, as pessoas tem de escolher entre duas atrações: a principal que é o Jurassic Park The Ride e uma segunda que foi aberta em 2012, chamada de Dino Play Area, um local para a criançada brincar em um playground todo tematizado de dinossauros.  

A principal atração da área é o Jurassic Park The Ride, uma espécie de splash com dark ride, porém não qualquer splash, mas sim com alta tecnologia e um trajeto bem extenso para esse tipo de equipamento. No total são 580 metros de extensão, com uma duração de 5 minutos e 30 segundos, possui 30 metros de altura e uma queda de 26 metros, atinge uma velocidade máxima de 80 km/h, possui 3 seções de lifts, onde o trem é elevado a um novo nível, atende 3000 visitantes por hora e 1.5 milhões de litros de água são utilizados no ride.  

Na sua estreia os principais atores de Jurassic Park estavam presentes, incluindo Steven Spielberg, mas ele só conheceria a atração com uma condição que era antes da grande queda de 26 metros ele saísse do ride. 

O Jurassic Park The Ride simula a visita das pessoas ao parque dos dinossauros, diversas espécies são mostradas até que chega o momento, onde encontra um veículo de visitantes destruídos e em seguida o local dos velociraptors destruídos, idêntico ao visto no primeiro filme. Daí pra frente as pessoas tem contato com o T-Rex empurrando o carro penhasco abaixo, começam a entrar em uma gigantesca instalação e dão de cara com os velociraptors. Em seguida a primeira aparição do T-Rex e após o segundo encontro com o gigante já acontece a emocionante queda.   

Obviamente que a área foi um sucesso estrondoso e permaneceu exclusiva a Universal de Hollywood até 1999, quando uma nova área do Jurassic Park foi aberta junto com o novo parque da Universal em Orlando, o Islands of Adventure. A empresa optou por colocar essa atração no novo parque para atrair mais visitantes ao segundo parque, visto que a Universal Studios original de Orlando funcionava desde 1990 com muito sucesso e não estava necessitando de uma nova atração âncora.   

A área do Islands of Adventure teve um ganho de qualidade gigante em relação a primeira versão e oferece muito mais do que apenas as duas atrações vistas na versão de Hollywood, em um espaço muito maior e bem mais preparado.

O Jurassic Park The Ride é basicamente o mesmo, porém seu nome é River Adventure. Ele traz a mesma experiência, mas o que muda é a finalização da tematização, não se vê alguns maquinários que eram vistos no ride original, tudo é muito mais bonito e bem finalizado que a versão de Hollywood.  

Também não se vê a cena do carro sendo derrubada pelo T-Rex, mas no lugar temos elementos dos raptores muito mais reais e completos.  O equipamento também é o mesmo, com as mesmas características que falamos anteriormente, também fabricado pela Vekoma.  

Saindo da área do Harry Potter, as pessoas passam pelo famoso portal visto nos filmes, podem tirar fotos com os raptores e existem diversos momentos famosos do filme que são ponto de fotos. O Discovery Center está presente na versão de Orlando, exatamente como no primeiro filme, onde existem algumas lojas, restaurantes e algumas exposições de fósseis de dinossauros.   

Os famosos joguinhos de parques de diversões, também estão nessa área e são chamados de Jurassic Park Games. Também temos um playground pra criançada totalmente tematizado com fósseis de dinossauros. A versão de Orlando também possui uma montanha-russa familiar, a Pteranodon Flyers que é do modelo suspenso, possui trens com capacidade para 2 pessoas e simula um voo dos famosos dinossauros voadores.  

Dois anos depois, em 2001 a Universal estava inaugurando um novo parque no Japão e como Jurassic Park é uma atração âncora e de sucesso, ela já fazia parte da Universal Studios do Japão desde o primeiro dia. A experiência também é exatamente a mesma vista em Orlando, com a melhora em relação a versão de Hollywood.  

Entretanto existem três diferenças em relação a Orlando, a primeira delas é que o Jurassic Park The Ride é um espelho do que vemos no Island of Adventure. Então se o ride vai para a direita em Orlando, no Japão vai para a esquerda e assim por diante. Não altera em nada a experiência do visitante, mas é uma curiosidade interessante.  

A segunda diferença é que não existe a montanha-russa familiar vista no Island of Adventure, na realidade a área desde quando abriu em 2001 possuía apenas o Jurassic Park The Ride como principal atração, mas com os elementos citados acima que eram idênticos a versão de Orlando.  

Agora a terceira e o maior diferencial, que foi inaugurado em 2016, é a montanha-russa voadora chamada de Flying Dinosaur que simula a captura dos visitantes por um Pteranodon. Essa é uma atração exclusiva da Universal do Japão em uma área do Jurassic Park em que é a montanha-russa voadora mais extensa do mundo, fabricada pela B&M, possui 46 metros de altura, 1124 metros de extensão, 5 vezes de ponta-cabeça, atinge 99.8 km/h e opera com três trens simultaneamente. Ela custou aos cofres da Universal cerca de 10 bilhões de Yens.  

Sem dúvidas esse é um dos maiores diferenciais dessa área de Jurassic Park no mundo, afinal não existe nada igual por aí e podemos dizer que uma montanha-russa voadora cairia super bem nas outras áreas de Jurassic Park.  

Não é todo mundo que sabe, mas além dessas três mais famosas existe mais um parque da Universal com a área de Jurassic Park mais exclusiva, pertence a Universal de Singapura e tem o nome de “The Lost World”, ou seja, o Mundo Perdido que faz referência ao segundo filme da franquia.

Inaugurada em 2010 junto com o novo parque, ela possui as mesmas ideias vistas em Orlando e Japão com o Discovery Center, diversas lojas e restaurantes, o famoso portal na entrada da área e assim por diante. Mas são as atrações que são bem diferentes em relação as outras.

A mais parecida é a montanha-russa familiar suspensa que lembra muito de Orlando, mas com um layout totalmente diferente e uma capacidade de 4 pessoas por trem, ao contrário de Island que só pode levar duas pessoas.

Agora começam os grandes diferenciais: possui uma parede de escalada para a criançada por meio de fósseis de dinossauros; contém um ride infantil que simula voos dos dinos voadores; traz todos os dinossauros vistos no terceiro filme que nas outras áreas não existem e também o famoso ride do Jurassic Park, mas agora com o nome de Jurassic Park Rapids Adventure.  

Essa versão não é idêntica ao que vemos nos outros parques que ao invés de ser um “splash gigante” é um river rapids. Para os menos entendedores é do mesmo estilo do Rio Bravo do Hopi Hari e do Rio Selvagem do Thermas dos Laranjais.  

Fabricado pela Hafema possui a mesma ideia das outras atrações vistas nos outros parques, tendo a sensação de que os visitantes estão na Isla Nublar, passando por alguns dinossauros herbívoros, até chegar na parte externa do laboratório dos animais. Ali uma sirene indica que algo não está certo, pois um bote de visitantes está totalmente destruído para piorar a situação.  

A partir daí, começam os ataques de diversos velociraptors por todo o caminho e outros tipos de dinossauros hostis. Ao chegar na hidroelétrica do parque, começam a aparecer diversas suspeitas de que existe um T-Rex por ali, até que a primeira aparição do dinossauro ocorre em uma janela. Em seguida, o bote começa a ser elevado em um lift vertical e os visitantes dão de cara com um T-rex, para finalizar acontece uma pequena queda e o passeio é finalizado.  

Como vocês puderam notar essa é a área mais diferente e exclusiva de Jurassic Park, para curtir tudo isso, tem de visitar a Universal de Singapura. Já quem possui a maior e melhor montanha-russa é o Japão. Infelizmente são as mais distantes e difíceis para irmos se compararmos com dos Estados Unidos.  

Mas as coisas estão começando a mudar, o primeiro Jurassic Park The Ride na Universal de Hollwyood será fechado em setembro, pois a Universal já anunciou que ele passará por uma grande reformulação para se tornar uma atração com tudo visto no primeiro Jurassic World, ou seja, o equipamento permanecerá o mesmo mas todos os animatrônicos, história, personagens, serão modificados para ter o estilo do novo filme. A previsão é que seja aberto em 2019. 

Já os outros rides de Jurassic Park ao redor o mundo permanecem como estão, sem nenhuma mudança programada. Entretanto algo está prestes a acontecer na área de Orlando, pois algumas mudanças discretas estão começando a acontecer por lá, como o isolamento de algumas áreas e algumas marcas suspeitas pelo chão da área, o que pode significar que uma nova montanha-russa está a caminho da área.

Por enquanto isso não passa de um rumor, mas onde existe fumaça há fogo, então quem sabe após o lançamento da nova montanha-russa do Harry Potter, a Universal revele a novidade que eles estão planejando construir.

Uma montanha-russa voadora como à vista no Japão não seria nada mal, mas ao nosso ver, não será do modelo voadora, pois o Sea World já possui uma desse estilo, então seria natural ver o parque investindo em um modelo inédito em Orlando. Uma Wing Coaster da B&M por exemplo, simulando o ataque de dinossauros voadores na área, seria incrível e já poderia ser uma atração baseada no primeiro filme do Jurassic World.  

Comentários

comentários