Matérias Você Sabia

#VocêSabia? Star Flyer – A Evolução do Chapéu Mexicano

Chegamos ao décimo #VocêSabia, portanto, queremos agradecer todo o apoio, visualizações e interações que temos obtido em nosso canal ao longo dessa série. Nesse episódio falaremos sobre os famosos Star Flyer e Windseekers, que são considerados uma evolução direta dos Chapéus Mexicanos, rides clássicos encontrados em qualquer parque de diversão.

Os Star Flyers e Windseekers começaram a ser anunciados no ano de 2010 como equipamentos para as temporadas de 2011, pelas redes Cedar Fair e Six Flags, duas grandes concorrentes. Na época existiam duas grandes fabricantes desse tipo de equipamento, a Funtime que fabrica os Star Flyers e a Mondial rides que monta os Windseekers.

Ambos equipamentos são extremamente parecidos, com algumas pequenas diferenças: O Star Flyer utiliza assentos mais parecidos com os encontrados em um Chapéu Mexicano e faz a ligação do assento com a gondola através de correntes, já os Windseekers possuem uma estrutura mais robusta, a ligação do assento, que também é muito maior e aparenta ser mais reforçado, é ligado através de grandes barras de ferro até a gondola.

Portanto a grande briga começou quando a Cedar Fair optou pelos equipamentos da Mondial e a rede Six Flags pelos da Funtime, o grande desafio era ver qual das duas inaugurariam o primeiro equipamento desse tipo no mundo. No caso, a rede vencedora foi a Cedar Fair, com o Windseeker do Carowinds sendo inaugurado em Março de 2011, já a rede Six Flags inaugurou o primeiro no Six Flags St. Louis em Maio do mesmo ano, com o nome de Sky Screamer.

O seu funcionamento é extremamente simples, os visitantes são elevados do chão até o topo do equipamento rapidamente, enquanto giram em torno da estrutural central em alta velocidade. Os Stars Flyers possuem algumas variações de movimento, sobem até o topo, descem até o meio e sobem novamente, já os Windseekers após a sua subida se mantém no topo até o final do “passeio”.

A duração do passeio dura cerca de 2 minutos, isso também pode variar de acordo com o tamanho do equipamento em questão. O Star Flyer pode ser construído em qualquer altura, mas a Funtime possui projetos prontos nas seguintes medidas: 45, 74 ou 123 metros, isso no modelo fixo. Existe também a versão móvel, que os parques itinerantes utilizam, com uma medida padrão de 54 metros de altura.

Já os Windseekers podem ser construídos até uma altura de 120 metros, porém é muito comum vê-los com até 92 metros de altura. A capacidade de um Star Flyer varia de 24 até 32 pessoas pessoas simultaneamente, no total atende 480 pessoas por hora, já o seu concorrente atende 64 pessoas simultaneamente.

A velocidade máxima, do Star Flyer, durante o funcionamento é de 70 km/h, já a velocidade de elevação é de 3 metros por segundo. Os Windseekers atingem no máximo 48 km/h em seus giros, devido a maior quantidade de assentos, ele acaba se tornando um pouco mais lento.

Recordes:

Os maiores recordes nessa categoria de equipamento pertencem a Funtime com seus Star Flyers, o maior do mundo está sendo testado nesse exato momento, mas ainda não foi aberto ao público. Isso acontecerá no dia primeiro de Junho e ficará em Orlando, do lado da famosa Orlando Eye, com um total de 129 metros de altura!

O segundo mais alto pertence ao Six Flags Over Texas, com 123 metros de altura, aberto em 2013. Em terceiro lugar temos também um parque da rede Six Flags, o Six Flags New England, com 122 metros de altura. Em quarto lugar temos o parque Gronalund na Suécia, com seu Star Flyer chamado de Eclipse com 120 metros de altura. Existem outros vários Star Flyers ao redor do mundo, mas possuem medidas menores do que essas.

Já os Windseekers possuem um tamanho padrão de 92 metros de altura na rede da Cedar Fair e chegam a um máximo de 120 metros. Portanto os Star Flyers ganham no quesito variação de altura e modelos ao redor do mundo.

Em nosso último #Você Sabia falamos sobre a montanha-russa Boomerang e você pode assisti-lo abaixo:

 

Comentários

comentários