Destaque Matérias Você Sabia

#VocêSabia? Star Mountain a montanha-russa mais extensa do Beto Carrero World

Uma das montanhas-russas mais clássicas do Brasil está em nosso vídeo de hoje, a famosa e amada Star Mountain do Beto Carrero World, localizado na cidade de Penha em Santa Catarina.

A Star Mountain começou sua trajetória no Ital Park em Buenos Aires no ano de 1980, operando durante 10 anos no local, sendo fechada em 1990. O Beto Carrero World adquiriu a montanha-russa em 1992, junto com Trem Fantasma, Xícaras Malucas e a Baby Elefante, sendo enviada ao parque no mesmo ano e já sendo construída logo em seguida.

Após a finalização da instalação de suas peças e testes, o parque mudou a cor da atração, que havia sido montada com a sua cor original trilhos vermelhos e suportes brancos, passando a ter trilhos amarelos e suportes azuis.

Ela foi aberta em 1993, com o nome de Star World Mountain, na área temática Aventura Radical. Na época era uma das montanhas-russas mais incríveis e imponentes que estava havia sido inaugurada em nosso país. Como puderam notar, seu nome original era Star World Mountain e permaneceu dessa maneira até 2007, quando o parque resolveu reduzir o seu nome para Star Mountain.

Essa sem dúvidas é uma das montanhas-russas mais famosas do Brasil e a mais conhecida do Beto Carrero, pois desde sua abertura, ela se tornou o cartão postal do parque pelas suas duas inversões, que eram veiculadas em todos os comerciais do parque sem exceção. Devido a todo esse sucesso, ela também foi cenário de diversas gravações ao longo dos anos e uma delas foi para o programa do Gugu em 1995.

A Star passou por diversas melhorias ao longo do tempo, originalmente suas cores eram de trilhos amarelos e suportes azuis. Após alguns anos, o parque resolveu modernizar a atração, então reformaram toda a montanha-russa e sua cor passou a ser de trilhos laranjas e seus suportes azuis, incluindo sua estação que também passou pela mudança de cores. Todo o paisagismo da atração foi modificado e melhorado ao longo dos anos, deixando-a muito mais linda do que quando aberta em 1993.

Nessa onda de reformas, seus trens também passaram por modificações. Inicialmente foram vermelhos, depois coloridos numa sequência de arco-íris, já ganharam chamas, raios, foram brancos com chamas vermelhas, amarelos com verde e, atualmente, são amarelos com chamas em azul.

Outra grande mudança nessas modernizações ao longo dos anos, é que a star deixou de ser uma montanha-russa móvel, pois o Beto Carrero construiu uma estação e cabine de comandos totalmente novas, tornando-a fixa, diferente das outras versões espalhadas pelo mundo que continuam sendo uma atração móvel, por não conter fundações no solo.

No ano em que a Fire Whip chegou ao Beto Carrero World, em 2008, outra montanha-russa também era pra ter entrado no país junto com a Fire, conhecida como Space Salamander também da Vekoma e que seria instalada no BCW. Entretanto, uma lei de importação impedia que atrações com mais de 20 anos entrassem em nosso país, um “favor” do governo Brasileiro para incentivar a modernização dos parques temáticos de nosso país, que na verdade apenas atrapalhou.

Devido a isso, a montanha-russa teve de ser descartada, mas os dois trens passaram a serem utilizados na Star, então atualmente o Beto possui 4 trens para utilizar na atração. Enquanto 2 estão operando, os outros 2 estão guardados ou passando por manutenção e assim vão sendo alternados, deixando a Star sempre operar em capacidade máxima quando necessário.

A Star Mountain é fabricada pela Vekoma, do modelo sit down coaster MK-1200. Ela possuí 22.9 metros de altura, uma queda de 20.7 metros, 731.5 metros de extensão, alcança 64.4 km/h e possui duas inversões, chamadas de Corkscrews.

Vale citar uma curiosidade muito interessante, a Star desde a sua inauguração, ainda é considerada uma das montanhas russas mais extensas de nosso país, até maior que a Fire Whip, que possui 698 metros de extensão contra os 731 da Star.

Com capacidade para operar com dois três simultaneamente, ela pode atender 24 pessoas em cada um, totalizando 48 pessoas se divertindo na montanha-russa. Ao redor do mundo, existiram 8 modelos igual a Star Mountain em operação, atualmente só existem 4, pois todas as outras foram fechadas e descartadas para sempre. Em 2018 a nossa versão completa 25 anos de operação.

Caso ainda não tenham conferido, o nosso último #VocêSabia foi sobre o Jurassic Park dos parques da Universal ao redor do mundo, clique aqui para assistir.

 

Comentários

comentários