Internacional Notícia

Atração da Semana: Tatsu – Six Flags Magic Mountain

Chegou a vez de mais um equipamento recordista ter a sua vez em nossa coluna semanal sobre atrações ao redor do mundo, uma montanha-russa voadora que opera no Six Flags Magic Mountain na Califórnia, mesmo parque da X2 que mostramos a vocês na semana passada.

Ela é chamada de Tatsu! A mais alta e a mais rápida montanha-russa voadora de qualquer um dos quatro cantos do Planeta Terra. No ano de sua abertura, ela foi considerada uma das melhores do mundo e ela foi a décima sétima montanha-russa a ser construída no Six Flags Magic Mountain.

Em 2004 rumores começaram a surgir de que uma nova “MR” seria construída no parque, tudo porque um terreno enorme começou a ser limpo e preparado para receber alguma coisa nova.

A confirmação veio quando trilhos da B&M começaram chegar na área preparada, e o nome Tatsu registrado pelo parque, veio a público através de órgãos públicos em agosto de 2015. Em novembro do mesmo ano, finalmente a novidade foi anunciada ao público, que ficou impressionado com o gigantismo que a nova montanha-russa teria.

Para sua construção, duas atrações do Six Flags Magic Mountain precisaram ser fechadas: Revolution e o Roaring Rapids.

Especificações Técnicas e como funciona:

O funcionamento da Tatsu é bem parecido com qualquer outra montanha-russa. Existe a estação da atração, onde os visitantes embarcam e uma grande subida com uma corrente de elevação, onde faz o trem ganhar energia potencial, em seguida sendo solto no trajeto com uma grande queda, até completar todo o seu trajeto.

Mas como dissemos acima, ela é parecida e não igual. A primeira diferença é sobre o seu modelo, uma montanha-russa voadora, onde o visitante tem a sensação de que estão voando na atração. E essa sensação não é à toa, pois cada pessoa vai deitada de “bruços” na atração, ou seja, “voando”.

Outra diferença é que a Tatsu possui uma estação dupla de embarque, ela foi uma das primeiras montanhas-russas a conter esse tipo de inovação, dessa maneira aumentando e muito a capacidade de atendimento. São duas estações, uma paralela a outra, os trens são soltos intercaladamente e um trilho na ponta dos dois locais, faz a alteração, ele se move para a direita, liberando o trem daquela estação, enquanto ele sai, já existe um outro trem na segunda estação chegando e realizando todo o processo de embarque, para ser liberado logo em seguida. Também existe um trilho que se move para entrar na estação, a que estiver vaga, recebe a nova composição.

Dessa maneira a atração consegue atender 1600 pessoas por hora, com 3 três operando, cada um com capacidade para 32 pessoas.

Agora vamos falar do porque ela é uma recordista mundial, sendo a mais alta e a mais rápida montanha-russa voadora existente. A Tatsu tem 52 metros de altura, atingindo uma velocidade máxima de 100 km/h, virando 4 vezes de ponta cabeça e com uma extensão de 1097 metros.

Ela foi fabricada por uma das maiores empresas de montanha-russa do mundo, a B&M, custou 21 milhões de dólares para ser construída.

Tematização:

O nome Tatsu vem da mitologia Japonesa e significa “besta voadora, ou seja, combina totalmente com o estilo da atração. No seu portal de entrada, um dragão fica acima do nome da montanha-russa, trazendo essa ideia do significado do nome.

A atração contém trilhos na cor amarela, com suportes laranjas e uma pequena parte do trilho na cor vermelha, dando um toque especial. No geral a Tatsu não possui elementos de tematização ou uma estação toda decorada com o tema, apenas seu portal de entrada que é mais estilizado.

Mais Curiosidades:

  • Para ser fabricada e construída, o Six Flags Magic Mountain precisou desembolsar cerca de 21 milhões de dólares.
  • Ela abriu ao público em Maio de 2006, após dois atrasos em sua abertura.
  • Para o visitante ficar na posição de voo, inicialmente a pessoa senta normalmente no trem e poucos segundos antes de ela começar a se movimentar, os acentos se levantam, deixando a pessoa em sua posição de voo.
  • A empresa responsável pela fabricação dos seus trilhos é a Clermont Steel Fabricators, contratada pela B&M para a realização desse trabalho.
  • A Tatsu é feita exclusivamente para o terreno do Six Flags Magic Mountain onde ela se encontra, caso algum dia seja vendida, o novo parque terá de fazer o mesmo tipo de terreno para que seja instalada.
  • Ela é a mais alta e a mais rápida montanha-russa voadora do mundo.
  • Ela foi a décima sétima montanha-russa construída no Six Flags Magic Mountain.

 

 

 

[y=8gaxEXazvKk height=400]

Comentários

comentários