Internacional Notícia

Atração da Semana: X2 – Six Flags Magic Mountain

Hoje, em nossa coluna semanal sobre atrações ao redor do mundo, falaremos sobre uma montanha-russa de um modelo bem diferente do que você está acostumado. É a X2 do Six Flags Magic Mountain, localizado na Califórnia nos Estados Unidos!

Essa montanha-russa foi inaugurada no parque no ano de 2002, inicialmente para os visitantes com passaporte anual e 20 dias depois para o público em geral. A ideia do Six Flags era inaugurar a atração no ano de 2001, mas devido a imprevistos durante sua construção, por ser a primeira do seu modelo, foi adiada para 2002. Esse tipo de atraso sempre acontece em atrações que são inovadoras, devido à alta complexidade de engenharia. Na época de sua estreia ela impressionava por ser a primeira montanha-russa de 4 dimensões do mundo e também sendo extremamente alta, veloz e extensa para aquela época.

Ela é  uma das montanhas-russas que é considerada cartão postal do Six Flags Magic Mountain, quando o nome do parque é citado, ela sempre é lembrada.

Especificações Técnicas e como funciona:

A X2 é do modelo 4 dimensões, pois o assento de cada visitante, fica ao lado dos trilhos e gira 360  graus, ou seja, além da montanha-russa conter diversos tipos de inversões, loopings, twists, etc. O assento também faz você girar diversas vezes de ponta cabeça e em diversos ângulos.

Para esses assentos funcionarem, existe um terceiro trilho, dentro do trilho da X2, essa parte extra que faz as pessoas girarem de uma maneira programada, fazendo com que a adrenalina seja ainda maior durante o trajeto. Algumas montanhas-russas atuais de 4 dimensões, deixam o assento livre, fazendo com que ele se movimente de acordo com as leis da física.

A X2 contém 53,3 metros de altura, 65,5 metros de queda, três inversões, atinge 122,3 km/h, atende 1600 pessoas por hora e dura cerca de 2 minutos.

Tematização:

Em sua inauguração, a atual X2 se chamava apenas X, trazia um estilo futurista, com os trilhos em cor rosa e os suportes de amarelo, sua estação, entrada e fila, apesar de simples traziam essa ideia de que ela era uma atração do futuro e nada no mundo se comparava a X. Esse nome e estilo permaneceu desde 2002, até o ano de 2007, quando ela foi fechada para uma remodelação geral.

Essa grande mudança aconteceu para deixa-la mais confortável, moderna, inovadora e trazendo uma experiência diferenciada aos seus visitantes. Reabrindo em 2008 com o nome de X2, mas afinal o que mudou na montanha-russa? Quase tudo!

A primeira mudança foram os trens da atração, eles mantinham os assentos giratórios em 360 graus, continuando com o conceito das 4 dimensões, porém foram acrescentados caixas de som em cada assento, ou seja, diversas músicas são tocadas durante todo o trajeto da montanha-russa.

Também eram mais modernos, toda a sua estrutura ficou mais leve que o antigo e trazia um design diferenciado, isso faz com que os trancos sentidos durante o passeio fossem reduzidos, outra novidade eram os coletes que se adaptavam melhor ao corpo das pessoas.

Junto a essas mudanças, um novo tipo de embarque e desembarque foi criado, acelerando esse processo, a capacidade de atendimento da X2 aumento 50% em relação a antiga e ainda foi possível acrescentar um terceiro trem para funcionamento, antes impossível.

Mas as novidades não ficaram apenas nos trens, toda a atração foi repintada, agora tendo trilhos vermelhos e suportes pretos, toda a sua estação, filas e acesso seguiam o mesmo estilo: futurista.

Uma das maiores adições dessa reforma, foi a interação do trem com fogo, em um momento do trajeto, uma enorme labareda é solta em direção aos visitantes, dando a sensação de calor repentina e obviamente uma surpresa bem inesperada para quem não conhece.

 

Mais Curiosidades:

  • Para ser fabricada e construída, o Six Flags Magic Mountain precisou desembolsar cerca de 46 milhões de dólares.
  • Durante a sua remodelação em 2007, o investimento feito foi de 10 milhões de dólares.
  • As primeiras versões dos trens, antes da reforma, pesavam cerca de 5 toneladas.
  • Ela é fabricada pela antiga Arrow, chamada atualmente de S&S Arrow
  • Primeira montanha-russa 4 dimensões do mundo
  • Para seus assentos girarem 360 graus, existe um terceiro trilho na atração, que é responsável por esse movimento.

Confira abaixo um vídeo dessa incrível montanha-russa:

[y=FBK-Amxf8fk height=400]

Comentários

comentários