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Parque do Bondinho do Pão de Açúcar divulga detalhes da Tirolesa

O Rio de Janeiro vai ganhar uma nova atração incrível, uma tirolesa no Pão de Açúcar que vai mudar o estilo da experiência existente no parque.

O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil e do mundo, milhares de turistas passam todos os anos pelo local e ficam encantados com a beleza natural e também da vista da cidade do Rio. Está em elaboração uma nova atração que começará a operar em breve, uma nova tirolesa.

Inicialmente planejada para ser aberta no ano passado, mas sofreu atrasos devido a problemas de licenciamento e construção, a nova Tirolesa sairá do Pão de Açúcar em direção ao Morro da Urca, mesmo trajeto dos famosos bondinhos, sendo uma distância de 755 metros entre os dois pontos, mesmo trajeto que a tirolesa fará.

O equipamento será todo moderno, com uma tecnologia de ponta para garantir a segurança de todos, ela contará com um sistema de sensores que saberá exatamente onde estarão os visitantes, tanto para começar o passeio, como também sair dele. A altura inicial da tirolesa será de 396 metros, na plataforma de chegada no Morro da Urca, o visitante estará em 209 metros, essa altura toda é como se fosse um prédio de 58 andares, serão 187 metros de desnível entre os dois pontos.

No total serão 50 segundos de descida, mas antes instruções de segurança e toda a história do Pão de Açúcar serão contadas para os corajosos que irão descer, a velocidade máxima será de 100 km/h, mas todo o equipamento é automático, a velocidade começa ser reduzida no momento que estiverem se aproximando da chegada no segundo ponto, reduzindo para 60 km/h até sua parada.

Infográfico criado pela Folha de São Paulo

Tudo isso é controlado através de diversos sensores que se comunicam e também através do Trolley que é automático.

As plataformas ficarão exatamente ao lado das atuais estações do Bondinho, serão 4 tirolesas que farão a diversão das pessoas, cada uma com um cabo especial que estão sendo feitos na Suíça, com uma espessura de 15 milímetros, com isso visualmente são quase imperceptíveis, reduzindo vibração e ruídos quando as cadeiras passarem por eles. Apenas por comparação, os cabos do teleférico possuem 50 milímetros.

Cada tirolesa terá dois cabos fazendo o suporte dos assentos, isso é feito para que o visitante não gire durante o trajeto, ou seja, você ficará sempre na posição frontal.

O equipamento que fica conectado aos cabos e que levam os suportes da cadeira, são chamados de Trolley, os rolamentos são magnéticos e possuem furos para ajudar na circulação de ar, auxiliando a redução da temperatura do funcionamento da atração.

Todos os visitantes usarão capacetes com proteção para o rosto, justamente para proteger durante a descida e reduzir os ruídos dos gritos, justamente por estar em uma área da cidade do Rio de Janeiro próxima a prédios e residências. Os assentos dos visitantes são ultra resistentes e feitos de um tecido chamado de Cordura, que é utilizado em esportes radicais.

Para descer, terá de ter no mínimo 25 kg e até um peso máximo de 150 kg, toda a atração foi feita pensando na acessibilidade, então cadeira de rodas é acessível até o momento do embarque nas cadeiras da tirolesa.

Infográfico criado pela Folha de São Paulo

As obras da novidade já estão acontecendo e tem uma previsão de inauguração para o início do segundo semestre desse ano, por enquanto o preço para descer não foi divulgado.

Gostaram da novidade? Ela não terá nenhum recorde mundial, mas será a segunda mais alta do Brasil e sem dúvidas a vista e experiência serão uma das mais legais do mundo. Será uma atração no seu sentido de funcionamento, bem parecido com o que existe no Parque Unipraias em Balneário Camboriú.

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