Internacional Notícia

Orlando Free Fall termina de ser desmontada no Icon Park em Orlando

A maior torre de queda livre do Mundo, a Orlando Free Fall, foi totalmente desmontada em Orlando no Icon Park.

O Icon Park fica localizado na cidade de Orlando nos Estados Unidos, lá se encontra várias atrações como a Orlando Eye (Roda Gigante), Star Flyer, restaurantes, Museu e outras atrações. Recentemente o parque havia inaugurado dois novos equipamentos: o maior Sling Shot do mundo e a mais alta torre giratória do mundo.

O Sling Shot está fechado atualmente, mas funcionou normalmente, já a Orlando Free Fall, com seus 121 metros de altura, estava funcionando desde 2021, até que infelizmente em Março de 2022 um acidente fatal aconteceu na torre, onde um menino de 14 anos caiu da torre e veio a falecer.

Com isso investigações foram instauradas pela polícia e também empresas de segurança de parques temáticos e a própria fabricante da atração foram envolvidas no caso, para entender a causa da falha de segurança.

Após alguns meses, foi identificado que o parque modificou o sistema dos sensores da atração e também a abertura mínima de fechamento das mesmas, com isso os assentos conseguiriam receber pessoas maiores ou mais altas, porém com menos segurança e chance de falhas.

Star Flyer a esquerda, a direita Orlando Free Fall e Slingshot

Com isso, quando a torre estava funcionando e se inclinou para frente, a abertura do assento era maior, o menino acabou escorregando durante a queda e veio a falecer, no caso, os sensores estavam com uma medida maior também e não acusaram que a trava não estaria suficientemente fechada, como programado pela fabricante.

Então em respeito ao Tyre Sampson (Vítima) e a sua família, o Icon Park decidiu por retirar a torre e também criar uma bolsa de estudos para homenageá-lo. A decisão da retirada do equipamento foi feita através do desejo da família do Tyre e também da comunidade de Orlando.

A desmontagem da torre foi iniciada em março e agora foi totalmente desmontada, mas o que chamou a atenção das pessoas, foi justamente o cuidado do processo, levando a crer que o equipamento pode sim operar em outro local caso seja vendido. Normalmente caso a atração fosse ser eliminada, o cuidado para sua desmontagem não teria sido o mesmo.

Por enquanto não existem indícios de venda ou qualquer rumor do tipo, mas realmente deixou essa impressão de que ela pode surgir em qualquer lugar do mundo em outro parque, visto que o equipamento em si, enquanto não foi modificado, operava normalmente.

Já o Sling Shot deverá retornar a sua operação em breve, pois foi comprovado que o equipamento não teve nenhuma modificação do projeto original da atração.

Atualização 02 – 06/04/2023

As últimas peças da Orlando Free Fall foram retiradas na última semana e levadas para algum local, o Icon Park está finalizando as obras da área e por enquanto, não foi citado sobre o que será feito no espaço.

Foto: Bioreconstruct
Foto: Bioreconstruct
Icon Park já sem a Orlando Free Fall, que ficava do lado esquerdo da Roda Gigante – Foto: Bioreconstruct

Atualização 01 – 15/03/2023

Fotos: Amusement Insider

Apesar do Icon Park ser o nome de todo o local, os equipamentos pertencem a outra empresa, que loca aquele espaço do Icon Park, então a decisão foi aceita e apoiada também pelo parque. Atualmente a família do Tyler está processando a empresa dona da torre e do Sling Shot, Orlando Slingshot Group, o Icon Park e a fabricante da torre e quem realizou as instalações.

Sem dúvidas é muito triste tudo o que ocorreu e é a melhor decisão retirar o equipamento do local, homenageando e respeitando a vítima e sua família. Abaixo vocês podem conferir nosso vídeo explicando exatamente o que aconteceu:

Comentários

comentários